Todos têm potencial inexplorado

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

A COMUNICAÇÃO

O ser humano desenvolve as suas aprendizagens e potencialidades a partir da capacidade de comunicar e interagir com o outro. A comunicação permite a troca de informação entre as pessoas. No entanto, por diversos motivos, existem milhares de pessoas que não podem utilizar a fala como meio primordial de comunicação e a sua qualidade de vida é prejudicada. Estas dificuldades não escolhem idade ou género e podem ocorrer numa fase muito precoce ou surgirem ao longo do desenvolvimento infantil ou até mesmo na fase adulta.  

NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO

A solidão, o isolamento social, as limitações nas aprendizagens são alguns exemplos do que podemos observar, quer em crianças quer em adultos, com dificuldades em expressar-se através da fala. Nestes casos, é imprescindível o recurso a outras formas de comunicar utilizando um sistema aumentativoalternativo de comunicação (SAAC). Estes sistemas dão oportunidade aos indivíduos de participar na sociedade em igualdade de direitos e oportunidades.

OS SISTEMAS AUMENTATIVOS E ALTERNATIVOS DE COMUNICAÇÃO (SAAC)

O PAPEL DO TERAPEUTA DA FALA

O Terapeuta da Fala é o profissional habilitado na avaliação e intervenção da comunicação humana. Desempenha um papel preponderante na selecção do melhor e mais adequado sistema aumentativo e alternativo de comunicação para o indivíduo. Implementa e promove o uso do sistema nos diversos contextos do utilizador e potencia a interação social, a participação e as aprendizagens.

Se conhece alguém com algum tipo de dificuldade na comunicação, não hesite em procurar ajuda.  A comunicação é a essência da vida e o Terapeuta da Fala pode  fazer a diferença em milhares de pessoas que vêem a sua capacidade de comunicar afetada.

Os SAAC podem ser construídos através de imagens reais ou pictográficas, letraspalavrasgestos e utilizados em papelcomputadores, tablets e/ou dispositivos de digitalização da fala.

 

Mesmo o indivíduo que tem necessidades complexas de comunicação pode participar ativamente na sociedade através do uso de um SAAC. As crianças podem aprenderparticipar em contexto escolar e os adultos podem executar o seu trabalho de forma meritória.

“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria ficar com a capacidade de comunicar, porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.” Daniel Webster

PÓSTERES DE DIVULGAÇÃO 

NO NASCIMENTO

NA IDADE PRÉ-ESCOLAR

NA IDADE ESCOLAR

NA ADOLESCÊNCIA

NA IDADE ADULTA

NA SUA PROFISSÃO

linguagemoral

 

 

fala

fluência

 

voz

 

 

mastigação