SOBRE NÓS

O QUE ESPERAR DE UM TERAPEUTA DA FALA

A 1ª CONSULTA

A entrevista consiste na recolha de informações pessoais e clínicas  ao utente ou seus cuidadores no caso de se tratar de uma criança ou um adulto com incapacidade grave de comunicação. Para a avaliação das capacidades do utente são utilizados, geralmente, testes padronizados (formais). Em algumas situações,  não sendo possível a utilização de testes formais, ou por forma a complementar a avaliação, o Terapeuta da Fala poderá fazer uso de testes não padronizados (informais). Nesta consulta, é fundamental, fazer-se acompanhar de relatórios de outros profissionais e/ou exames complementares de diagnóstico previamente realizados.

O PROCESSO DE INTERVENÇÃO

Caso haja necessidade de um acompanhamento terapêutico é delineado um programa de intervenção individual, que o Terapeuta explicará ao utente e/ou aos seus familiares. A eficácia e sucesso da terapia depende grandemente do envolvimento da família.

 

A duração do acompanhamento está condicionada, naturalmente, por vários factores. No entanto, deverá, com regularidade, analisar com o Terapeuta da Fala os seus progressos ou do seu familiar.

 

A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala recomenda que se não for observada evolução, deverá o Terapeuta da Fala em conjunto com o utente e/ou seus cuidadores, discutir e analisar a situação.

SOLICITE UM RELATÓRIO. ANALISE OS PROGRESSOS  DO SEU CASO OU DO SEU FAMILIAR COM O TERAPEUTA DA FALA. 

OS RASTREIOS EM "TERAPIA DA FALA"

NUNCA MONESPREZE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E NÃO PASSE DE UM RASTREIO PARA UMA INTERVENÇÃO IMEDIATA.

rastreio é muitas vezes utilizado de modo indevido. O rastreio deverá ser um processo organizadosistematizado em áreas específicas, com o objectivo claro de identificação precoce de possíveis dificuldades ou problemas que possam condicionar o futuro de uma pessoa. Um rastreio não é um diagnóstico.

 

NO NASCIMENTO

NA IDADE PRÉ-ESCOLAR

NA IDADE ESCOLAR

NA ADOLESCÊNCIA

NA IDADE ADULTA

NA SUA PROFISSÃO

linguagemoral

 

 

fala

fluência

 

voz

 

 

mastigação