top of page

Todos têm potencial inexplorado

DA EUROPEU DA TERAPIA DA FALA | 2023

A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, no âmbito do Dia Europeu da Terapia da Fala, comemorado no dia 6 de março, criou uma campanha de sensibilização sobre o tema O Terapeuta da Fala em Cuidados Intensivos e Urgências”,


O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico da comunicação humana e da deglutição bem como das perturbações com elas relacionadas e pode ajudar qualquer pessoa - desde um bebé a um idoso; um estudante ou um especialista; pessoas saudáveis ou que sofram de uma patologia de desenvolvimento ou adquirida; cidadãos de qualquer etnia
ou religião. Do nascimento à idade adulta, a intervenção do Terapeuta da Fala tem um papel essencial na prestação de cuidados de saúde.

O PAPEL DO TERAPEUTA DA FALA NAS UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS e URGÊNCIAS

DETF2023

Em unidades de cuidados intensivos e serviços de urgência a atuação do terapeuta da fala está integrada em equipas multidisciplinares e requer uma abordagem especializada ao atendimento hospitalar com doentes críticos e agudos urgentes. É globalmente reconhecida a relevância do terapeuta da fala nas diferentes tipologias de cuidados intensivos, seja em unidades neonatais, polivalentes ou de especialidades médicas e/ou cirúrgicas.


Conforme o motivo de internamento e as comorbilidades do doente, os atos e procedimentos médicos realizados, bem como a terapêutica medicamentosa administrada, o doente agudo urgente e/ou crítico poderá manifestar alterações na comunicação, deglutição, motricidade orofacial, voz, fala e linguagem que carecem de avaliação e intervenção do terapeuta da fala. Estas alterações poderão ter origem orgânica, mecânica, iatrogénica ou mista. 

 

Num modelo multidisciplinar de reabilitação, a intervenção direta do terapeuta da fala procura otimizar a funcionalidade da comunicação, contribuir para o desmame ventilatório e decanulação em situação de traqueotomia, adaptar e/ou reabilitar a deglutição, entre outros.

​

De modo complementar, o terapeuta da fala é consultor e formador da restante equipa de profissionais de saúde, passa/recomenda informações, estratégias e participa nas reuniões e decisões multidisciplinares.
 

O terapeuta da fala intensivista assume um papel dinâmico e multifacetado de significativa especialização e diferenciação. Contribui para a minimização de riscos e complicações associadas ao doente e à prestação de cuidados, potenciando a sua estabilidade clínica e reduzindo o tempo de internamento hospitalar.

ACEDA AO CARTAZ COMEMORATIVO
DO DIA EUROPEU DA TERAPIA DA FALA 2023 

ACEDA AOS PÓSTERES SOBRE O PAPEL DO TERAPEUTA
DA FALA A INTERVIR EM CUIDADOS INTENSIVOS

Cartaz UCI Geral (DNTF).jpg
Cartaz UCI Neo (DNTF).jpg
bottom of page