Todos têm potencial inexplorado

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Por diversos motivos e em diferentes etapas, um Terapeuta da Fala pode fazer a diferença na sua vida. 

O TERAPEUTA DA FALA

Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevençãoavaliaçãointervenção e estudo científico da comunicação humana e da deglutição bem como das perturbações com elas relacionadas.

 

Um Terapeuta da Fala pode ajudar qualquer pessoa – desde um bebé a um idoso; um estudante ou um especialista; pessoas saudáveis ou que sofram de uma patologia de desenvolvimento ou adquirida; cidadãos de qualquer etnia ou religião. 

CAMPOS DE ACÇÃO DO TERAPEUTA DA FALA

Desde o nascimento o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Nas Unidades de Cuidados Neonatais presta cuidados na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais.

 

Em crianças em idade pré-escolar, a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. 

 

Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

 

Na idade adulta, o seu foco  de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

QUANDO CONSULTAR UM TERAPEUTA DA FALA

Não é necessário ter um problema ou uma doença para procurar um Terapeuta da Fala. Muito menos há uma idade definida para consultar um Terapeuta da Fala.

 

O Terapeuta da Fala ajuda-lo-á a compreender o que faz parte de um desenvolvimento “saudável” e o que necessita de uma intervenção profissional. Somente o diálogo com um Terapeuta da Fala o auxiliará a adoptar procedimentos favoráveis e  promotores  às dificuldades que se apresentam no momento.

 

SE A SUA FORMA DE COMUNICAR CONDICIONA A SUA VIDA, SE TEM DÚVIDAS NO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM DO SEU FILHO, CONSULTE UM TERAPEUTA DA FALA. 

COMO RECONHECER UM PROFISSIONAL QUALIFICADO

Para o exercício da profissão de Terapeuta da Fala é exigido o registo obrigatório na Administração Central do Sistema de Saúde que reconhece o título profissional através da emissão da Cédula Profissional.  

Os profissionais membros associados da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala estão sujeitos à jurisdição disciplinar, distinguindo-se pelo seu comprometimento a honrar e cumprir o Código Ético e Deontológico e o Regulamento Disciplinar, respeitando as normas éticas e deontológicas que regem o exercício da Terapia da Fala. Estes profissionais utilizam vinhetas nos seus documentos, garantindo desta forma, a sua inscrição na Associação. A utilização das vinhetas é voluntária, mas a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala recomenda vivamente a sua utilização.

 

O Terapeuta da Fala tem formação académica de nível superior em Terapia da Fala, pelo que, não há nenhum outro profissional com competência para exercer a profissão. 

CONFIRME SE O PROFISSIONAL É DETENTOR DE CÉDULA PROFISSIONAL.

ONDE ENCONTRAR UM TERAPEUTA DA FALA

O Terapeuta da Fala pode exercer autonomamente mas também pode exercer numa equipa multidisciplinar, em conjunto com outros técnicos. Pode encontrar um Terapeuta da Fala em:

 

Hospitais Públicos e Privados;

Centros de Saúde;

Clínicas Privadas;

- Instituições Sociais;

- Creches, Jardins de Infância e Colégios;

Escolas Básicas e Unidades de Referenciação de Multideficiência, Autismo e Surdez;

Empresas;

Lares;

- Centros de Reabilitação;

- Unidades de Cuidados Continuados ou Cuidados Paliativos.

NO NASCIMENTO

NA IDADE PRÉ-ESCOLAR

NA IDADE ESCOLAR

NA ADOLESCÊNCIA

NA IDADE ADULTA

NA SUA PROFISSÃO

linguagemoral

 

 

fala

fluência

 

voz

 

 

mastigação